top of page

António Bento

actualidades ou opiniões...​

Tecnologia e marketing: devem trabalhar juntos

David Cooperstein, analista da Forrester Research

 

Vivemos um momento no qual o consumidor tem poder e toma conta da relação com as marcas e os produtos que consome. Dos navegadores web a dispositivos móveis, está nas suas mãos as decisões que fazem a mudança nas estratégias de marketing e da tecnologia, dada a multiplicidade dos canais digitais e dos meios de relacionamento. Por isso, os responsaveis pela informatica como os do marketing  devem focar-se obsessivamente no cliente.

 

Atualmente os negócios estão a mudar os departamentos de TI das empresas. Os responsaveis pelas TI têm agora que gerir 2 orçamentos, o de infraestrutura, que serve as operações da empresa e o das tecnologias de negócio, que serve os clientes. “Esta tendência força as empresas a serem mais flexíveis, ágeis, globais e mais conectadas do que nunca”, a única maneira de sobreviver a tudo isso é estes 2 departamentos TI e marketing trabalharem juntos e focalizados no consumidor.

Basicamente, essa parceria deve obter um retorno de quatro resultados.

 

Otimizar os negócios por meio dos dados. O valor das informações em tempo real é a capacidade de tomada de decisões rápidas, com imenso impacto nas decisões de compra de produtos.

 

Além disso, deve acrescentar valor dentro do contexto “provocar sensações agradáveis" com aplicativos e anúncios que motivam as compras, conseguindo com isso capturar o perfil histórico do consumidor.

 

O compromisso com os consumidores quando eles estão mais interessados é outra das metas conjuntas dos 2 departamentos. Assim, as empresas devem aprender como observar o comportamento do consumidor e como reter e tratar esses dados.

 

Por fim, criar valor no marketing através do conteúdo. Só assim será possível …avançar com os 30 segundos obrigatórios de publicidade antes de um vídeo, chamar atenção através dos grupos sociais e em tantas outras publicações de pessoas e  empresas. A ‘era do consumidor’ e o esforço para se tornar obcecado(v) pelos seus clientes está aqui. É obrigatório mudar a abordagem com o público, é a única opção a não ser que queira ver os seus concorrentes levarem o prémio para casa”.

 

(v)Todas as oportunidades de contato com o cliente, devem servir para conhecer as suas preferencias e/ou para promoção do produto... 

Pense novos projectos, consulte o seu especialista em sistemas de informação

​António Bento, especialista TI

Excluir a o seu especialista em sistemas de informação empresarial no início de projetos geralmente cria uma infraestrutura ineficiente e com maiores custos, deixando o departamento de TI efetuar as tarefas de qualquer maneira, mas nunca da melhor forma. 

No contexto actual a empresa deve-o consultar primeiro e não por ultimo.

 

No entanto, é necessário que esse especialista seja capaz de calcular os custos e de conhecer o negócio, deve ser curioso, necessita conhecer e entender o negócio e o que os utilizadores precisam para que a solução seja inovadora, funcional e integradora de recursos. Muitas vezes os utilizadores não sabem o que precisam, “Henry Ford disse: se eu perguntasse aos meus clientes o que eles queriam, eles teriam dito um cavalo mais rápido”

Estes departamentos de TI estão ocupados a construir cavalos mais rápidos. Eles não produzem ferramentas inovadoras e funcionais para resolver os problemas da empresa e dos utilizadores (porque não sabem ou não procuraram a oportunidade de saber o negócio).

Hoje mais do que nunca, é necessário garantir que as equipas de TI e o negócio estão sincronizados e falam a mesma linguagem. 

 

Subscrevo a afirmação de Rui Ribeiro, diretor executivo da Lusófona Information Systems School (LISS) 

“Toda e qualquer organização que não disponha de uma infrastrutura de TI sólida (conhecedora da realidade do negócio) e cada vez mais ágil, estará certamente em dificuldades”;

para concluir que, o dono ou administrador da empresa deve planear juntamente com o seu especialista em TI, de forma a tirar o maximo aproveitamento dos recursos e encurtar os tempos de resposta na conciliação de resultados da informação.  

... o sucesso

“Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas.” (Steve Jobs)

 

“Não existem pessoas de sucesso e pessoas sem sucesso. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou as que desistem deles.”  (Augusto Cury)

bottom of page